Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Portal Baguete – Abril, 2014

A DOM Strategy Partners, consultoria focada em estratégia corporativa, lançou o resultado do ranking “Empresas que produzem mais Valor Sustentável por Stakeholder” em que seis empresas de TI estão listadas: Netshoes, Stefanini, Totvs, Microsoft, Facebook e Google.

O estudo avaliou em sete categorias a capacidade das instituições em gerar e proteger valor para seus consumidores, acionistas, funcionários, sociedade, setor, clientes, B2B e para o Brasil.Para isso, a consultoria usou a metodologia Enterprise Value Management (EVM), que defende que o valor é agregado e materializado em função da percepção dos stakeholders. Então foram observadas quatro dimensões: resultado, reputação (credibilidade / imagem), competitividade e riscos.

Entre os 62 itens avaliados, os principais foram eficácia da estratégia corporativa, resultados gerados, crescimento evolutivo, valor das marcas, qualidade de relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, cultura corporativa, inovação, conhecimento corporativo, tecnologia da informação, grau de transformação e uso das tecnologias digitais.

“Os principais ativos são importantes para todos os públicos, mas em proporções diferentes por conta da função do tipo de interesse, expectativa, interação, relacionamento e perfil de transação estabelecido com a empresa. Dessa forma, a marca tende a ser mais relevante para o consumidor do que para o funcionário, a governança para o acionista do que para o consumidor, e assim por diante”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Confira a lista completa por categorias, com nome da empresa e a nota:

  • Valor para funcionários:

Bradesco – 8,36

McDonald’s – 8,31

Promon – 8,29

  • Valor para acionistas (Listadas):

Souza Cruz – 9,11

CCR – 9,06

Itaú / Unibanco – 9,02

  • Valor para acionistas (Fechadas):

O Boticário – 9,06

Netshoes – 8,99

Stefanini – 8,13

  • Valor para Sociedade:

Google – 8,72

Natura – 8,71

Facebook – 8,56

  • Valor para o país:

Petrobras – 8,37

Vale – 8,29

Banco do Brasil – 8,15

  • Valor para o setor/cadeia:

AmBev – 8,71

Basf – 7,86

Fiat – 7,79

  • Valor para clientes (B2B):

Microsoft – 8,71

Porto Seguro – 7,64

Totvs – 7,56

  • Valor para consumidores:

Nestlé – 8,65

Alpargatas – 8,04

Johson & Johnson – 8,02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Scroll to Top