Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Painel Logístico, Setembro, 2018

Ranking traz as atacadistas e distribuidoras mais valorizadas do Brasil

 Lista foi elaborada pela consultoria nacional DOM Strategy Partners a partir de interações feitas com grupo de 3800 pessoas, formado por consumidores, acionistas, clientes e colaboradores das principais empresas do setor.

 A consultoria nacional DOM Strategy Partners divulgou o resultado da 5ª edição do ranking “Mais Valor Produzido – Atacado e Logística”. Considerada a principal régua de gestão para o mercado atacado distribuidor, a lista traz as cinco empresas melhores colocadas que mais geram valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, compostos por consumidores, clientes, acionistas e colaboradores.

O coordenador do estudo, Daniel Domeneghetti, explica que o trabalho de apuração foi feito com base em entrevistas realizadas com mais de 3800 pessoas para saber como as principais companhias brasileiras, com negócios no setor atacadista distribuidor, entregam valores que vão além do âmbito financeiro.

“Perguntamos aos stakeholders como eles enxergam a entrega de itens como eficácia da estratégia corporativa da empresa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação, uso de tecnologias digitais, dentre outros mais 50 direcionadores”, acrescenta Domeneghetti, também CEO da DOM Strategy Partners.

Nesta edição, o ranking é liderado pela Ipiranga, empresa de distribuição de combustíveis. De acordo com o estudo, o topo do pódio se deu pelo desempenho da marca em proporcionar aos consumidores uma experiência de compra única em sua rede de postos, que atualmente conta mais de sete mil unidades, espalhadas pelo Brasil. “A percepção mais sinalizada pelos stakeholders, principalmente pelos consumidores, foi o poder de capilaridade da Ipiranga, sendo reconhecida como principal local de apoio para todas pessoas que se deslocam de um ponto a outro. Seja voltando para casa ou parando durante a viagem, criou-se um afeto entre a marca e o seu público”, reitera Daniel Domeneghetti.

Avaliadas de 0 a 10, a Ipiranga recebeu nota 8,21 por seus esforços em levar valores diferenciados aos seus diversos públicos. Logo em seguida, a Raízen é pontuada em segundo lugar com 7,97 pontos. A Profarma ficou na terceira posição com nota 7,85. Já o Atacadão e a Coopersucar fecham o top five com 7,82 e 7,65, alcançando, respectivamente, o quarto e quinto lugares.

Paralelo ao recorte tradicional, a DOM também passou a avaliar as empresas mais disruptivas do segmento de atacado e de logística. Neste primeiro ano, quem leva a classificação é a Estante Virtual, e-commerce brasileira detentora do maior sebo de livros. A linha de negócio inovadora, baseada no consumo consciente, através da venda de livros usados na internet, foi o principal motivo para a Estante Virtual receber o título da distribuidora mais disruptiva do Brasil, segundo o ranking da DOM Strategy Partners.

Veja abaixo a tabela de pontuação comparada com a edição anterior.

 

MVP Atacado e Logística
5ª edição
Nota MVP Atacado e Logística
4ª edição
Nota
Ipiranga 8,21 Ipiranga 8,06
Raizen 7,97 Raizen 7,92
Profarma 7,85 Copersucar 7,79
Atacadão 7,82 Profarma 7,77

 

MVP Atacado e Logística – Mais Disruptiva Nota
Estante Virtual 7,64

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 4 =

Scroll to Top