Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Veja – Maio, 2016

Basf ocupou o primeiro posto de levantamento elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners. Em 2014, estatal brasileira estava na primeira posição

Petrobras
Em 2014, a estatal brasileira ocupou a liderança da pesquisa da DOM Strategy Partners(Ueslei Marcelino/Reuters)

A Petrobras deixou de fazer parte de um ranking que avalia as empresas mais valiosas da indústria química, elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners. As cinco empresas com melhor pontuação neste ano foram, na ordem, Basf, Raizen, 3M, Dow e Bunge. No ano passado, a lista das melhores avaliadas foi composta por Basf, Braskem, Raizen, Dow e Petrobras. Em 2014, primeiro ano em que o levantamento foi feito, a estatal brasileira ocupou a liderança.

Entre os critérios avaliados na pesquisa estão eficácia da estratégia corporativa, resultados gerados, valor das marcas, qualidade do relacionamento com o cliente e governança corporativa. A seleção das companhias foi feita com base nas maiores do segmento, após recortes dos anuários da revista Exame e do jornal Valor Econômico.

Medido de 0 a 10, a liderança deste ano continuou com a Basf, que atingiu a mesma nota do ano passado, de 8,19. A Raízen subiu uma posição em relação a 2015 e tirou o lugar ocupado pela Braskem, ficando na segunda posição com 8,16 pontos. A 3M estreou no ranking com a nota 8,11. Quarta colocada no ranking do ano passado, a DOW manteve a mesma posição e a mesma nota, de 7,91. A novidade ficou por conta da Bunge, que entrou no lugar da Petrobras, com a nota 7,88.

A DOM Strategy Partners reforça, em nota, que o objetivo do levantamento é mostrar ao mercado a capacidade das empresas em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. “A definição de valor varia de segmento para segmento. No caso da indústria química, inovação e sustentabilidade nortearam os resultados do ranking neste ano.”, explica Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − seis =

Scroll to Top