Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

ESPM, Agosto, 2018

Os 537 maiores varejistas do País foram ouvidas pela consultoria DOM Strategy Partners, que buscou levantar em quais canais digitais estas empresas pretendem focar suas atuações omnichannel nos próximos 12 meses. De acordo com a pesquisa, os supermercados e hipermercados despontam como as categorias mais propensas a investirem em plataformas digitais para maximinizar a experiência multicanal do cliente.

O levantamento indica que 87% dos supermercados e hipermercados pretendem intensificar suas estratégias omnichannel focando em lojas virtuais. Atualmente, 71% desta categoria tem como ponto principal de vendas as lojas físicas.

O mesmo caminho será adotado pelas companhias que têm negócios no varejo de moda / têxtil. Somente neste setor, 67% das empresas vão focar suas atuações digitais em lojas virtuais, tendo um incremento de aderência na casa dos 5% em relação ao ano passado. Ademais, 56% das drogarias entrevistadas revelaram para a pesquisa a mesma meta de ampliar o seu ponto de contato com o consumidor por meios de lojas virtuais, assim como 56% das varejistas com negócios no mercado de saúde e beleza.

Em contrapartida, 38% das varejistas que vendem produtos esportivos e 41% que vendem livros e cd’s tendem a focar as suas estratégias de ampliação de canal para os APPs, olhando com mais atenção para sites de relacionamento como Facebook, Instagram e outros aplicativos móveis. Tudo para expandir as suas experiências com o consumidor. Caminho bem parecido a ser trilhado por 48% dos magazines de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no qual escolheram o mobile como o conceito principal para fortalecer a sua presença multicanal.

“O apreço do brasileiro em comprar cada vez mais roupas pela internet tem feito grandes marcas consolidadas no ambiente físico a olharem mais estrategicamente para o ambiente online. Não é mais só uma questão de inovação, é um novo posicionamento de mercado para atender o consumidor em todas as pontas”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Quanto ao meio de comunicação mais usado neste ano para o varejo omnichannel potencializar o diálogo com o cliente, o mobile foi escolhido por 48% das empresas ouvidas pela DOM Strategy Partners. Em seguida aparecem redes sociais websites e blogs.

Segmento

Canais de Ancoragem

Canais a Focar

Canais de Experiência

Moda / Têxtil

Lojas Físicas – 72%

(77% em 2017)

(81% em 2016)

Lojas Virtuais – 67%

(62% em 2017)

(56% em 2016)

Comunicação – MobileVendas – Redes Sociais

Relacionamento – APP

Super / Hiper

Lojas Físicas – 71%

(72% em 2017)

(76% em 2016)

Lojas Virtuais – 87%

(84% em 2017)

(83% em 2016)

Comunicação – MobileVendas – APP

Relacionamento – Contact Center

Drogarias

Lojas Físicas – 74%

(78% em 2017)

(81% em 2016)

Lojas Virtuais – 56%

(APP 49% em 2017)

(Lojas Virtuais 64% em 2016)

Comunicação – WebSitesVendas – Mobile

Relacionamento – Contact Center

Eletro-Eletrônicos e Eletro-Domésticos

Lojas Virtuais – 61%

(59% em 2017)

(54% em 2016)

Mobile – 48%

(Flagships 24% em 2017)

(Mobile 32% em 2016)

Comunicação – Redes SociaisVendas – Mobile

Relacionamento – Redes Sociais

Livros e CDs

Lojas Virtuais – 71%

(69% em 2017)

(57% em 2016)

APP – 41%

(Door To Door 39% em 2017)

(Door To Door 42% em 2016)

Comunicação – Redes SociaisVendas – Mobile

Relacionamento – Redes Sociais

Esportes

Lojas Virtuais 58%

(Lojas Virtuais 55% em 2017)

(Lojas Físicas 54% em 2016)

APP 38%

(APP 33% em 2016)

(Redes Sociais 33% em 2017)

Comunicação – MobileVendas – Mobile

Relacionamento – Mobile

Cosméticos e Beleza

Door to Door 48%

(Lojas Virtuais 49% em 2017)

(Door To Door – 44% em 2016)

Lojas Virtuais 56%

(Door To Door – 47% em 2017)

(Lojas Virtuais 52% em 2016)

Comunicação – BlogsVendas – APP

Relacionamento – Redes Sociais

 

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