Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Meio & Mensagem, Abril – 2017

Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners, comenta estudo que buscou identificar as atuações multicommerce de vários segmentos do varejo

Com o objetivo de descobrir em quais canais digitais as varejistas pretendem focar suas atuações multicommerce neste ano, a Dom Strategy Partners ouviu mais de 500 empresas entre novembro de 2016 e março deste ano. Entre os supermercados e hipermercados, 84% pretendem focar suas atenções em lojas virtuais, percentual que cai para 62% no segmento de moda e têxtil, 61% para franquias, 58% para flagships.

“Maximizar a experiência multicanal com o cliente é importante, porque ele é quem impõe a relação multicanal”, diz Daniel Domeneghetti, CEO de Dom Strategy Partners e coordenador da pesquisa, que analisou 529 firmas de varejo. “O varejo só precisa se atentar, obviamente, que cada subcategoria varejista dita qual canal é o mais propício para os seus negócios e para o seu público alvo”, acrescenta o profissional.

Se as lojas físicas estão de olho no ambiente online, os players de e-commerce, que possuem presença consolidada na internet, têm a intenção de fortalecer o atendimento ao cliente nas redes sociais, nos aplicativos e no modelo door to door (entrega porta a porta). Já empresas que antes pensavam em voltar seus esforços para lojas virtuais mudaram seus canais de atenção como é o caso, por exemplo, de companhias do segmento de drogaria, que passarão a dar atenção aos meios como redes sociais e aplicativos (49%) e de cosméticos e beleza, que se empenharão no canal door to door (47%).

“O varejo compreendeu que o caminho é a multicanalidade. Há uma linha de experimentação muito forte por partes das varejistas. Muitas delas ainda não têm um contexto especifico para atuação, mas sabem da importância de acompanhar o dinamismo e o empoderamento do atual consumidor”, conclui Daniel Domeneghetti.

Veja o percentual e a meta de cada mercado analisado pela pesquisa:

tabelas 01

tabelas 02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =

Scroll to Top