Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Comusmidor Moderno – Novembro, 2016

MVP – Motor Competitivo avalia as empresas mais competitivas e que mais geram valor para toda a cadeia de que faz parte

Para se ter a compreensão da eficiência e da capacidade de gerar resultados de uma empresa, é necessário avaliá-la por ao menos dois ângulos: do lado de dentro, como lida com a gestão de seus processos, tecnologias e talentos. Do lado de fora, como se destaca em seu setor e até o influencia e dita tendências.

É esta segunda ótica que é considerada na categoria Motor Competitivo do MVP – Mais Valor Produzido, índice da consultoria DOM Strategy Partners que avalia a capacidade das empresas de gerar valor para a sociedade.

Na edição de 2016 do MVP, os destaques nesta categoria foram Ambev, com 9,02 pontos, O Boticário (9,01) e Bradesco Seguros (8,92). Elas vieram seguidas ainda por Carrefour (8,82) e Coca-Cola (8,8). As pontuações vão de zero a 10. Os resultados completos estão na edição de outubro da revista Consumidor Moderno, disponível online.

Visão de mercado, tamanho, ritmo de crescimento e influência nacional e internacional são alguns dos critérios levados em consideração pela DOM na hora de medir o valor de uma empresa em termos de competitividade.

Ser uma grande geradora de valor, segundo explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM, significa que o que essas empresas proporcionam a cada um de seus públicos – clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, a sociedade, o país – é de alguma maneira importante para a vida deles, e eles a reconhecem por isso. E a competitividade é parte essencial desse valor.

Ela é uma das quatro dimensões que compõem o MVP, ao lado de Sistema de Gestão, Imagem, e Credibilidade. Juntas, estas quatro dimensões refletem a relevância das empresas tanto em termos de performance, onde estão os ativos ligados à capacidade de gerar resultados tangíveis e à eficiência, quanto em termos de reputação, ou seja, os valores ligados à solidez de sua imagem e a ativos intangíveis.

As empresas que mais geram valor são aquelas que se saem bem em as categorias, trazendo benefícios de várias naturezas para todos os seus stakeholders.

A pontuação final em cada uma das categorias leva em consideração o desempenho da empresa em diversas frentes de atuação. Veja aqui quais são elas e os principais destaques na categoria de Competitividade do MVP 2016:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =

Scroll to Top