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Livro “Feitas para o Cliente” é lançado durante o CONAREC

O mais importante evento de relacionamento com consumidores do mundo acontece em 4 e 5/09

São Paulo, 10 de agosto de 2012 – O que efetivamente distingue empresas vencedoras e perenes daquelas de brilho fugaz? Em busca dessa resposta, Roberto Meir, Presidente do Grupo Padrão e Daniel Domeneghetti, CEO do Grupo ECC (E-Consulting Corp), foram estudar as razões do sucesso de companhias com orientação à oferta de qualidade de serviços, capacidade de entrega, inovação e respeito ao consumidor.

O resultado está no livro “Feitas para o Cliente”, com depoimentos de 53 CEOs e Presidentes que revelam histórias e ideias sobre gestão com foco no cliente e exemplos de decisões que redefiniram os rumos dessas companhias. Esse documento inédito contou com apoio de oito pesquisadores, durante quase um ano, que ajudaram a desconstruir conceitos de gurus de gestão. Não se trata de uma obra que mostre “Verdadeiras Empresas Feitas para o Cliente”, mas sim das lições que foram extraídas de práticas dessas empresas, combinadas aos resultados de extensas fontes de dados para orientar como construir uma autêntica empresa orientada para o cliente. E que uma empresa nestes moldes pode ter mais chances de sucesso e perenidade.

“Os livros costumam tratar de temas como liderança e investimentos, mas se eximem de mostrar um vetor de sucesso das empresas feitas para vencer e durar. E nós acreditamos que têm maiores chances de alcançar o sucesso longevo aquelas com vocação e ciência em ter foco no cliente, o que não significa, em absoluto, ceder sempre ou acreditar na premissa de que o cliente é o Rei. Aliás, esta crença é o caminho mais curto para o cemitério corporativo”, ressalta Roberto Meir que desde os anos 90 pesquisa as nuances relativas ao comportamento do consumidor no Brasil e em diversos países, sendo reconhecido como especialista internacional em relações de consumo.

A obra será lançada durante a plenária “Empresas feitas para o Cliente”, um dos destaques do CONAREC- Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente, o mais importante evento de relacionamento com clientes do mundo. Mais de 4.000 pessoas – entre presidentes, vice-presidentes, diretores, superintendentes de empresas líderes de mercado, representantes do C-Level, em sua maioria, além de consultores de marketing, vendas, serviços ao cliente, contact centers e centrais de relacionamento, tecnologia da informação e recursos humanos –  são esperadas nos dois dias desta 10º edição do evento: 4 e 5 de setembro, em São Paulo.

Segundo Roberto, a prioridade foi fugir da elaboração de uma lista de empresas vitoriosas: “Não quisemos fazer isso porque essas análises estão sujeitas a caducar. As estrelas do livro são as práticas cotidianas das empresas para com o cliente. O foco foi entender como elas agem buscando sua satisfação e encantamento, a fim de garantir maiores chances no jogo da sobrevivência. Nesse sentido, o livro vai contra o caminho feito por Jim Collins e outros autores. Também não faz críticas a esse tipo de metodologia, porque Nassim Taleb, Clayton Christensen, Clemente Nóbrega, entre outros, já o fizeram. O caminho que seguimos permite que algumas das empresas analisadas possam até ser vendidas, mas em nada isso irá anular a análise feita”, completa.

Roberto Meir comandará pessoalmente o debate no CONAREC com 5 dos presidentes entrevistados para a produção do livro, numa prévia exclusiva dos conceitos que irão provocar grandes debates e reflexões no cenário corporativo brasileiro. A lista de debatedores inclui: Enéas Pestana, Presidente do Grupo Pão de Açúcar; Marco Antonio Rossi, Diretor-Presidente Bradesco Seguros e Previdência; Omar Hauashe, Presidente do Grupo Fleury; Roger Ingold, Presidente da Accenture; Leocadio Antunes Filho, Diretor-Presidente da Ipiranga Produtos de Petróleo.

Sobre o Grupo Padrão

Grupo Padrão

O Grupo Padrão é uma organização que desenvolve e dissemina conteúdos qualificados e inteligência de mercado referente a temáticas de consumidores e relações de consumo, voltadas para o ambiente corporativo. Sua atuação é dividida em quatro unidades de negócios: Editorial, Empresarial, Eletrônico e Eventos. Há 17 anos no mercado, as iniciativas de maior destaque são as revistas Consumidor Moderno, NOVAREJO e Guia do SAC, os congressos CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente), CCMCC (Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento) e BR Week (Brazilian Retail Week) , além dos Prêmios Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e Empresas que mais Respeitam o Consumidor. Promover uma comunicação mais consciente, integrada e transparente entre empresas e consumidores é o objetivo de todo trabalho desenvolvido pela instituição.

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