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Levantamento criado pela Dom Strategy Partners aponta montadora com a empresa de automobilismo que melhor soube se comunicar com os seus diferentes públicos.

Coisas de Agora – Setembro, 2016

A Volkswagen é eleita pelo segundo ano consecutivo como a empresa do mercado automobilístico que mais gera valor tangível e intangível aos seus stakeholders. Isto significa que a multinacional alemã conseguiu produzir ativos como Inovação, Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa e Cultura Corporativa, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros critérios, perante à percepção, avaliação e recomendação dos seus diferentes públicos.

O ranking MVP Auto 2016, criado pela consultoria 100% nacional DOM Strategy Partners, é divulgado no momento em que o recente indicador da ANFAVEA aponta uma queda de 19% nas vendas de automóveis no Brasil durante 2016. Para sair desta crise, Daniel Domeneghetti, CEO da DOM e autor da pesquisa, conta que o mercado tende a ser basear cada vez mais em estratégias que reverberam métricas que não estão somente ligadas a ações a questões puramente financeiras.

“O intuito do MVP é tangibilizar como as montadoras geraram algum beneficio aos seus parceiros de negócios ou grupos interessados a partir de um modelo de equilíbrio que combina receita financeira com valor intangíveis, como grande parte do problemas enfrentados encaminhado ”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

De uma escala de 0 a 10, a montadora conquistou a média 7,92. No ranking ainda constam outras quatro gigantes do mercado: a Fiat, que alcançou a nota 7,91; a GM com 7,87; a Ford com 7,84; e a Toyota com 7,71.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias automobilística  passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Automobilística 2016   Nota      Automobilística 2015   Nota
Volkswagen                   7,92      Volkswagen                   8,01
FIAT                               7,91      FIAT                               8,00
GM                                 7,87      GM                                 7,98
Ford                               7,84      Renault                          7,73
Toyota                            7,71      Hyundai                         7,71

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