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Algumas empresas têm encontrado dificuldades em maximizar seus esforços de Sustentabilidade e, de fato, transformá-los em programas integrados às suas rotinas de gestão. Desta forma, apresentamos 3 melhores práticas que têm auxiliado algumas das empresas líderes no tema em suas iniciativas de Sustentabilidade. 1. Identificar as Questões Essenciais (Sustainability Issues Mapping) Um dos pontos centrais da sistematização da Sustentabilidade é a identificação das questões essenciais que afetam o negócio.

Caso contrário, as iniciativas de Sustentabilidade correm o risco de não serem representativas e/ou alinhadas aos interesses da empresa. O objetivo aqui é refletir sobre o impacto que a empresa tem sobre seu entorno e os desafios e fontes associados a isto. Esta atividade pode ter formatos variados, mas é importante que os seguintes tópicos estejam incluídos:

  • Principais desafios em Sustentabilidade
  • Categorização dos Desafios
  • Fontes / Origens / Veículos dos Desafios
  • Oportunidades Associadas

2. PDCA da Sustentabilidade (Definindo Metas, Implementando Iniciativas e Monitorando o Processo) É imperativo que todo programa de Sustentabilidade de longo prazo seja detalhado em metas claras, apropriáveis e atribuíveis e que estas estejam alinhadas aos objetivos de longo prazo da empresa.

“Existem Metas associados diretamente ao EBITDA e existem Metas associadas ao Valor Gerado e Protegido pela Sustentabilidade”

A partir daí, é importante ter em mente os dois conjuntos de metas que existem. Inicialmente, existem as metas que afetam afetam diretamente o EBITDA e que são “entregues” por iniciativas como economia de energia, redução de emissão de CO2 e até redução do turnover de empregados.

Além disto, existem as metas associados a valor protegido e gerado pela Sustentabilidade e que irão afetar, por exemplo, o valor da marca e da empresa.

Para este conjunto de metas, sugerimos a metodologia Intangible Assets Management (IAM®) da DOM Strategy Partners. Exemplos de Metas:

  • Aumentar o Valor Gerado e Protegido para o Acionista
  • Atingir Níveis Superiores de Reputação
  • Co-Construir as Cadeias Sustentáveis com Parceiros e Fornecedores
  • Melhorar a Gestão e a Competitividade da Empresa
  • Melhorar o Relacionamento c/ Públicos de Stakeholders

3. Gerir e Engajar Stakeholders Uma pesquisa da Grail Research de 2009 (The Green Revolution) apontou que 85% dos consumidores norte-americanos desconhecem que empresas como HP, Cisco e Intel estariam realizando iniciativas em Sustentabilidade. Resultados como estes só comprovam a tese de que ativos intangíveis, como a Sustentabilidade, só têm valor quando percebidos pelos seus stakeholders.

Ativos Intangíveis só têm valor quando percebidos pelos seus stakeholders.”

O processo de gestão e engajamento vai além do simples mapeamento de stakeholders e passa pela correta identificação dos temas relevantes para eles e a correlação destes temas com as questões essenciais para a empresa. Além disto, a empresa deve pensar na criação de fóruns, iniciativas e rotinas de relacionamento.

O estabelecimento disto é uma oportunidade para transformar stakeholders como ONGs e a Mídia/Imprensa em parceiros, embaixadores e até veículos das causas que a empresa defende. Lições Aprendidas As preocupações sobre a sistematização da Sustentabilidade Corporativa são absolutamente legítimas e deverão se intensificar à medida em que as empresas buscarem aumentar a maturidade das iniciativas associadas ao tema. Neste artigo, buscamos avaliar 3 de um conjunto de melhores práticas que podem auxiliar as empresas nesta empreitada.

Desta forma, para aqueles interessados em saber mais sobre o tema gostaríamos de sugerir a leitura dos seguintes artigos: –

Online Tool Reveals Sustainability Best Practices –

Sustainability best practices among leading companies

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