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Correio Capixaba – Dezembro, 2016

Uma empresa é tão mais forte quão maior for sua capacidade de gerar valor a partir da interação e relação com seus públicos. No segmento de bens de consumo, a tônica é levada à risca uma vez que a indústria produz itens que estão em nosso cotidiano como geladeiras, bebidas, produtos de higiene pessoal, dentre outras mercadorias. A atual edição da pesquisa Mais Valor Produzido – MVP, da consultoria nacional DOM Strategy Partners, confirma o peso que algumas marcas deste mercado detém no hábito diário dos seus stakeholders, principalmente quando falamos em consumidores.

No ranking das 50 melhores colocadas do MVP, três empresas do setor de bens de consumo dão exemplo no que tange a colocações invictas na listagem que avalia a capacidade das empresas de gerar e compartilhar valor a partir da interação com os seus stakeholders. Whirlpool, O Boticário e Ambev são as companhias que figuram sempre entre as dez primeiras colocadas desde o início do estudo Mais Valor Produzido, em 2013.

De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador do estudo Mais Valor Produzido, pode-se observar em quatro edições que estas empresas não medem esforços para antecipar tendências que são materializadas em soluções e benefícios aos consumidores. “Entretanto, não olham somente como agregar valor ao cliente final, mas sim focam no equilíbrio da diversidade tanto de ser uma ótima geradora de dividendos, quanto ser um lugar incrível para trabalhar, por exemplo”, explica o executivo.

No caso da Ambev, nono lugar no MVP deste ano, a presença constante no ranking se dá por fatores como competitividade e talentos, além da empresa saber conversar com todos os públicos. De crianças a idosos, a aposta da companhia, que domina boa parte do mercado de bebidas no Brasil, é aliar aos seus produtos com grandes experiências e estilo de vida, do saudável ao mais descolado. A estratégia tem o aval positivo dos seus stakeholders.

Para a quarta colocada neste ano, a Whirlpool, responsável pelas marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid no País, inovação e talento são os ativos mais lembrados por seus stakeholders. A criação de uma área de negócios voltada às novas oportunidades que o mercado oferece é uma das ações que materializa o destaque no MVP deste ano.

Estratégia e capilaridade multicanal são dois direcionadores que ressaltam aos olhos dos stakeholders do O Boticário. Com 3730 franqueados, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a companhia segue uma linha de negócios dedica à evolução em torno da mudança de hábito do atual consumidor. O DNA mutante do grupo de cosméticos é percebido nos últimos anos com o lançamento das marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, criadas para atender diferentes tipos de público.

“O sucesso da permanência destas marcas no MVP é o equilíbrio mantido por cada uma na relação com todos os seus públicos aliado aos seus potenciais de produção e vendas nos mercados em que atuam”, pontua Domeneghetti.

A pesquisa Mais Valor Produzido identifica como, quando e para que as empresas entregam valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes, acionistas, funcionários, sociedade e País. No levantamento, são considerados 62 direcionadores como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação e uso de tecnologias digitais, dentre outros ativos.

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