Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures
Portal Cliente S A –  Dezembro, 2015

A DOM Strategy Partners anunciou os resultados do ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido. Uma pesquisa que avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade. Mais uma vez o Itaú Unibanco liderou a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. O mesmo ocorreu com as companhias que constam no top 10 da pesquisa, que neste ano aparecem com notas superiores as de 2014. Com este resultado, é possível afirmar que o levantamento atual mostra que as empresas, mesmo em tempos de crise, estão cada vez mais aderentes ao termo “geração de valor”.
“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy.
Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das mil maiores companhias, considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros. Além do Itaú-Unibanco, ocupam as dez primeiras colocações do ranking: Bradesco, em segundo lugar, com a nota 8,30; Banco do Brasil, de décimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posição com a média 8,28; BRF/ Sadia, com 8,26; Johnson & Johnson e a Whirlpool, que aparecem com a mesma média de 8,22, nesta edição; no último lugar, MVP ocuparam o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
O Boticário e a Nestlé também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10 subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.
Abaixo, confira o ranking das 10 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil:
1. Itaú-Unibanco
2. Bradesco
3. Banco do Brasil
4. BRF
5. Whirlpool
6. Johnson & Johnson
7. O Boticário
8. Nestlé
9. Ambev
10. Santander

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − quatro =

Scroll to Top