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E-Consulting Corp. lista as cinco Tendências em Publicidade online no Brasil para 2014

Jornow – Agosto, 2014

Segundo dados recentes da E-Consulting Corp., a publicidade online total no Brasil crescerá cerca de 7,94% em 2014, o que deverá ser consolidado com movimentações de R$ 6,5 bilhões, se comparado ao ano de 2013. Este valor soma os investimentos em Display e Patrocínios, que poderá alcançar aproximadamente a marca de R$ 2,3 bilhões, e Search, que representará R$ 4,2 bilhões.

As inovações no campo da propaganda online têm sido abundantes nos últimos anos. Entre os mercados que investirão em publicidade na web estão Financeiro(22%), Convergência – Telecom, mídia e internet(21%), Bens de Consumo (17%), Automobilístico (12%), Turismo (6%) e Outros (13%).
No entanto, está cada vez mais difícil para anunciantes e agências gerenciar esta miríade de plataformas, canais e conteúdos. Desta forma, é de se esperar o surgimento de Plataformas de gestão integrada de campanhas, criando iniciativas de integração e gestão similar às ferramentas observadas para a gestão de redes sociais.

Tendo em vista a complexidade e a velocidade de transformação das plataformas digitais, vale ressaltar, que ambas requerem um conhecimento especializado. Neste contexto, a qualidade da publicidade online será determinada pela capacidade das agências e anunciantes em desenvolver estratégias de marketing que incluam os elementos digitais e online, pensando sempre nas que melhor se adéquam aos objetivos da campanha. A qualidade do acesso e do Relacionamento com produtores de conteúdo, em especial os editores para celulares e geradores de leads será o elemento diferenciador para agências e anunciantes.

Outro fator a ser destacado é o desenvolvimento de iniciativas de Publicidade com elementos sociais nas redes sociais, que tem sido benéfico para as campanhas de marketing, pois conteúdos relevantes e feeds sociais permitem a interação e o compartilhamento com outros usuários. Certamente, os proprietários de mídia e conteúdo, como os grandes portais (Globo.com e Terra, por exemplo) tentarão se apropriar disto de alguma forma, passando desempenhar um papel mais importante nas redes sociais e a complementar a estratégia dos seus anunciantes. Em outras palavras, os portais de conteúdo tentarão abocanhar a fatia dos investimentos dos anunciantes nas redes sociais.

Mas é preciso focar a mídia do produto em questão para Anúncios verdadeiramente digitais. Diversas funcionalidades desenvolvidas nos últimos tempos criaram experiências online cada vez mais personalizadas para os usuários. As iniciativas de publicidade continuarão a seguir esta tendência para manterem a sua parte no share of attention dos internautas. Os dias dos pop-ups e banners online dão lugar a anúncios digitais cada vez mais interativos e integrados à navegação.

A razão disto é simples: anúncios que se integram visualmente às páginas têm maior eficácia. Exemplo disto são as páginas da rádio online Last.fm, que permite a um grande número de marcas se integrarem ao layout de suas páginas.

Portanto, não é surpresa o fato de que os orçamentos em publicidade estão se direcionando da mídia impressa para a mídia online, ao invés de se originarem dos orçamentos de TV. A internet foi avaliada como um meio superior à TV e à mídia impressa, pois permitiria desenvolver campanhas mais eficazes e, ao mesmo tempo, racionalizar os investimentos em publicidade. Seguindo esta tendência, o caminho aponta o aumento da demanda de anunciantes por publicidade em Vídeos online, em especial Youtube e Vimeo, que crescem à taxas significativas.

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