Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

DOM Strategy Partners e Fundação Espaço ECO® apresentam estudo inédito para a cadeia pecuária

Portal Nacional de Seguros – Outubro 2015

Levantamento apresenta os temas mais prioritários para o setor que vão desde regularização fundiária, geração de emprego e renda, mudanças climáticas, reciclagem, acesso a mercados e acordos comerciais

Com o objetivo de identificar os temas prioritários e os maiores desafios da pecuária sustentável, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, a pedido do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, elaborou em parceria com a Fundação Espaço ECO®, organização sem fins lucrativos instituída pela Basf, o estudo “HotSpot Analysis – Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”.

O levantamento aponta quais são as prioridades atuais do setor pecuário brasileiro segundo um grupo formado por 40 stakeholders que estão envolvidos direta e indiretamente na cadeia de produção, tais como indústrias, cooperativas e associações, produtores, distribuidores, varejo, financiadores, ONGs, instituições de pesquisa e órgãos do governo. Ao todo, foram apresentados 34 aspectos relevantes que vão desde a qualidade da mão de obra ao uso de insumos certificados.

Dentre os temas mais críticos referidos no ranking, o quesito rentabilidade foi o mais lembrado pelos entrevistados, liderando o ranking com a nota 9,3. Em segundo lugar, com a nota 9,2, a regularização fundiária ambiental aparece na pesquisa como um dos principais entraves burocráticos para acesso ao crédito e/a evolução do negócio como um todo. A adoção de novas técnicas e tecnologias para manejo sustentável do uso da terra também foi lembrado na pesquisa sendo o terceiro item mais lembrados, com a pontuação 8,8.

De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, o estudo realizado em parceria com a Fundação Espaço ECO® quer contribuir para a produção de informações com base científica, para atender o setor com orientações consistentes de pecuária sustentável.

“É um estudo inédito que tem por intuito ser uma espécie de manual prático para o segmento, dando uma orientação ao pecuarista de como ele pode atuar de forma mais efetiva e estratégica em prol da pecuária brasileira e os seus desafios”, completou Domeneghetti.

Outros temas identificados como importantes e que atingiram média acima de 8,5 no estudo são: saúde, segurança e condições de trabalho, treinamento e capacitação, governança, gestão e administração, acesso a mercados e acordos comerciais, além de pesquisa de desenvolvimento.

Abaixo, o ranking completo e a tabela do “HotSpot Analysis – Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”.

TEMA

MÉDIA

RENTABILIDADE

9,3

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA/ AMBIENTAL

9,2

USO DA TERRA

8,8

SAÚDE, SEGURANÇA E CONDIÇÕES DE TRABALHO

8,8

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

8,7

GOVERNANÇA, GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

8,7

ACESSO A MERCADOS E ACORDOS COMERCIAIS

8,6

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

8,5

MANEJO DA ÁGUA

8,4

QUALIDADE DA MÃO DE OBRA

8,3

SEGURANÇA ALIMENTAR

8,3

CREDIBILIDADE E IMAGEM DO PECUARISTA E PRODUTOR RURAL

8,3

IMPOSTOS E CARGA TRIBUTÁRIA

8,2

QUALIDADE DE VIDA PARA O PRODUTOR RURAL

8,2

RASTREABILIDADE

8,2

FINANCIAMENTO, CRÉDITO E CÂMBIO

8,2

LOGÍSTICA, FRETE E TRANSPORTE

8,1

REPRESENTATIVIDADE DO SETOR JUNTO AO GOVERNO

8,1

REGULAMENTAÇÃO

7,9

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

7,9

QUESTÕES FUNDIÁRIAS E INDÍGENAS

7,9

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

7,6

PERDAS E DESPERDÍCIOS

7,5

RECICLAGEM

7,4

BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA

7,4

RELAÇÕES COM COMUNIDADES

7,2

ENERGIA

7,2

QUALIDADE NUTRICIONAL E CONSUMO CONSCIENTE

7,2

COOPERATIVISMO

7,1

GESTÃO INTEGRADA DE PRAGAS E DOENÇAS

7,1

TIPIFICAÇÃO

6,9

PREÇO DE VENDA FINAL

6,9

USO DE INSUMOS CERTIFICADOS

6,5

CERTIFICAÇÃO E SELOS

6,4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Scroll to Top