Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Portal Decision Report – Janeiro, 2014

Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para os clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – TI e Telecom. A listagem contém as dez companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.

De acordo com o ranking, Claro, Vivo, GVT, TIM, Atento, Microsoft, TOTVS, Stefanini, IBM e SAP foram as empresas que mais geraram valor neste ano a partir da interação com diferentes públicos. Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

Segundo a DOM, a proposta do MVP para a área de TI e Telecom é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a capacidade para gerar e proteger valor com diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia do motor competitivo.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de Telecom (Contact Center) e Tecnologia da Informação passaram por uma avaliação em relação às performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top