Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Com guerra de preços entre aplicativos, Cabify e EasyTáxi unem forças para enfrentar concorrência

A forte concorrência no mercado de transporte por aplicativos ganhou mais um capítulo, com o anúncio de que Cabify e Easy Taxi unificaram formalmente suas operações para não perder mercado. A integração das equipes de gestão das duas empresas no Brasil e nos demais mercados em que atuam foi anunciada nesta quarta-feira por executivos do grupo espanhol Maxi Mobility, que comanda as duas companhias. Elas ja vinham trabalhando juntas desde o ano passado.

Ao juntar as operações, Cabify e Easytaxi estão, na prática, montando uma estratégia para enfrentar concorrentes de peso como o Uber e a chinesa Didi, que no Brasil é dona da 99. Os chineses e a Uber travam, neste momento, uma guerra de investimento em marketing e política de descontos para conquistar clientes no Brasil, que é o segundo maior mercado das duas companhias.

Jorge Pilo, executivo da Cabify e da Easy para o Brasil, explicou que a Cabify pretende focar em qualidade enquanto essa “irracionalidade de mercado continuar”, disse ele referindo-se à guera de preços para conquistar clientes travada pelos concorrentes.

Daniel Domeneghetti, especialista em estratégia corporativa, observa que a Cabify e a Easy estão juntando modelos diferentes – carros privados e táxis – que podem ser solicitados através de aplicativo. Para ele, será preciso observar se essa combinação de modelos se sustenta.

  • São modelos díspares sob o mesmo guarda-chuva. E acredito que a Cabify e a Easy terão que oferecer serviços diferenciados para conquistar clientes, algo como estacionamento, por exemplo. Sem um diferencial de qualidade, terão que entrar na guerra de preços – diz Meneghetti

A junção entre Cabify e Easytaxi também faz parte da estratégia da companhia para se tornar uma grande plataforma de serviço de mobilidade nos países onde estão presentes.
PUBLICIDADE

  • O Brasil está entre os nosso três maiores mercados junto de Espanha e México. E os brasileiros estão buscando novos modais – diz Jorge Pilo, executrivo da Cabify e da Easy para o Brasil.

Está nos planos da empresa a oferta de bicicletas e patinetes, mas para o Brasil não há nada previsto para o primeiro semestre. A empresa está lançando o aluguel de patinete no México este ano. Para o Brasil, disse Pilo, a expectativa é entrar no mercado de bicicletas e patinetes compartilhados no momento “certo”, disse Pilo, sem especificar uma data. No Brasil, a Yellow foi uma das primeiras a atuar no compartilhamento de bicletas e patinetes.

Segundo Juan de Antonio, presidente da Maxi Mobility e fundador da Cabify, um IPO, oferta de ações na Bolsa, está nos planos do grupo, mas ainda não há data definida para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

Scroll to Top