Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

As 50 empresas com melhor reputação no Brasil

Google, Apple e Itaú são as empresas que mais transmitem credibilidade e boa imagem aos brasileiros. O dado é da DOM Strategy Partners, que, entre agosto e novembro deste ano, fez entrevistas pessoais e online com consumidores, clientes, colaboradores e acionistas, para selecionar as 50 empresas com melhor reputação no País. Na lista, também aparecem marcas como Bradesco, Ambev, Johnson & Johnson, Facebook, Natura, O Boticário e Nestlé (veja ranking abaixo).

A pesquisa mensura 37 atributos, distribuídos pelos quadrantes credibilidade e imagem. Na primeira dimensão, estão critérios como confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa. Já na segunda, contribuição nacional, conexão emocional e representatividade de marca. Dentro dos quadrantes, as empresas são avaliadas em até 100%, o que gera uma nota de até 10.

Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da consultoria, se a imagem ajuda a posicionar a atratividade, a credibilidade ajuda na confiabilidade. “Pensa em um banco: o que é mais importante, mais atrativo ou mais confiável? A credibilidade é a dimensão mais importante para o sistema bancário do que imagem”, fala. “Imagem tem a ver com produzir valor de diferenciação, enquanto credibilidade protege o valor da diferenciação”, acrescenta.

Acreditar que imagem é igual a reputação, ouvir só cliente e não outros públicos, e não gerenciar rotinas são alguns erros que, de acordo com Daniel, podem arruinar uma empresa. Para o profissional, o que coloca o Google como líder do ranking é o fato de a empresa “representar um segmento que só ela navega com extrema função de utilidade e de relevância para o mercado como um todo”. No caso da Apple, por criar uma cultura de inovação, e do Itaú, por estar equilibrando bem os atributos de credibilidade e imagem.

Veja a lista completa das empresas com melhor reputação:

*Crédito da foto no topo: RawPixel/Pexels

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top