Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

ANID – Abril, 2010

Outra constatação do relatório da Dom Strategy é que as competências dos CIOs mudaram e há uma tendência de fusão com a figura do COO

Tatiana Americano, CIO Brasil
Publicada em 20 de abril de 2010 às 08h00

http://cio.uol.com.br/gestao/2010/04/20/61-dos-ceos-brasileiros-esperam-uma-ti-mais-estrategica/
As recentes turbulências na economia tiveram um efeito determinante sobre o ânimo das empresas em relação à área de TI. A grande mudança diz respeito à necessidade de que o departamento de tecnologia da informação assuma um papel cada vez mais estratégico nas organizações. A constatação faz parte de um levantamento da consultoria brasileira Dom Strategy Partners, realizado com 294 CEOs e presidentes de grandes companhias instaladas no País.
O CEO da Dom, Daniel Domeneghetti, relata que 61% dos executivos consultados apontam que incorporar funções estratégicas representa uma tendência da área de tecnologia para os próximos três anos. “Mas isso aconteceu não porque a TI esteja mais sexy e, sim, por uma necessidade”, ressalta Domeneghetti, que acrescenta: “Essa área consome orçamentos astronômicos e que precisam ser muito bem justificados para os acionistas, os quais não aceitam mais números fechados.”
Ainda de acordo com o especialista, as atribuições estratégicas incluem a capacidade da tecnologia de viabilizar os modelos de negócio da organização, sustentar os processos corporativos e fornecer informações e conhecimento qualificado para a tomada de decisões.
Novo papel do CIO
Se essa postura mais estratégica abre uma oportunidade para a TI ganhar destaque dentro das organizações, cria um desafio para o CIO: estar cada vez mais associado aos processos corporativos. “Com isso, as áreas de tecnologia e de operações tendem a ficar embaixo de um mesmo profissional”, pondera Domeneghetti, ao acreditar na fusão da figura do CIO com a do COO (Chief Operation Officer). “E as empresas só precisarão de um deles”, completa.
Clique aqui para ler a matéria no site.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top